Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O que é humildade


“Certa vez um ancião foi perguntado: ‘O que é humildade?’ E ele respondeu: ‘A humildade é uma grande obra; uma obra divina! O caminho para humildade, porém, deve ser este: realizar trabalhos corporais,considerar-se um homem pecador, submeter-se a todos’. E Aí o irmão lhe perguntou: ‘O que significa ser submisso a todos?’ E o ancião replicou: ‘Ser submisso a todos é quando alguém não presta atenção a falha dos outros, mas antes atenta para as próprias, e quando alguém suplica sem cessar a Deus’”. - (Fonte - Apot 1083: Apotegmas dos padres do deserto – Apophthegmata Patrum – aproximadamente Sec III)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

“Quem se humilha a si mesmo será exaltado’( Lc 14,11; 18,14)


No Humilitas – tratado de S. Bento Sobre a Humildade, ele toma a escada de Jacó como imagem para o caminho até Deus. O paradoxo de nosso caminho espiritual está em que subimos até Deus a medida que nos rebaixamos. É assim que ele entende a palavra de Jesus, “Quem se humilha a si mesmo será exaltado’( Lc 14,11; 18,14)
Isaac de Ninive viu na escada de Jacó imagem para ascender a Deus através do rebaixamento: “Esforça-te para entrar na câmara do tesouro que está em seu próprio interior, pois é assim que haverás de ver a câmara do tesouro celestial! Porque tanto esta quanto como aquela são a única e mesma câmara. E, a medida que entrares, haverás de visitar ambas! A escada para o reino do céu está escondida em tua alma. Mergulha para dentro dos pecados que estão em ti mesmo e, assim, encontrarás ali uma escada pela qual poderás ascender.”(Isaac 302)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O QUE É A PALAVRA DE DEUS


Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me; elas se tornaram para mim uma delicia e a alegria do coração, o modo como invocar teu nome sobre mim, Senhor Deus dos exércitos. ( Jr 15,16)

Shemá Yisrael, Adonai Elohênu, Adonai echád.
Baruch shêm kevod malchutó leolám vaêd.
Veahavtá êt Adonai Elohecha, bechol levavechá, uv’chol nafshechá, uv’chol meodêcha. Vehaiú hadevarím haêle, asher anochí metsavechá haiom al levavêcha. Veshinan’tám levanêcha vedibartá bam, beshivtechá bevetecha, uv’lechtechá vaderech, uv’shoch’bechá uvcumecha. Uk’shartam leot al iadecha, vehaiú letotafot bên enêcha. Uchtavtám al mezuzot betecha, uvish’arecha.

SHEMÁ Ouve Israel, Adonai é nosso Deus, Adonai é Um.
BARUCH Bendito seja o Nome da glória de Seu reinado para todo o sempre.
VEAHAVTÁ Amarás a Adonai, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força. E estas palavras que Eu te ordeno hoje estarão sobre o teu coração. As ensinarás a fundo aos teus filhos e falarás delas ao estares sentado em tua casa e ao andares pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. [Deverás] atá-las como sinal [Tefilin] sobre tua mão e serão como lembretes [acima da testa] entre teus olhos. E as escreverás sobre os umbrais de tua casa e em teus portões.


NÃO HÁ AMOR SEM O ENCONTRO CONSIGO MESMO
“Tu pagas o trigo com moedas, compras uma terra com dinheiro e adquires uma pedra preciosa com teu ouro. O amor verdadeiro só pode pagar com tua própria pessoa. Podes comprar muita coisa, mas para ser mais humano precisa aprender a amar e a ser solidário. PARA ADQUIRIR A CARIDADE (AMOR) É PRECISO BUSCAR-TE A TI MESMO. E A TI QUE É PRECISO ENCONTRAR.”
Santo Agostinho