Das Obras de Santo Afonso Maria
de Ligório, bispo
(Tract. De praxi amandi
Iesum Christum, edit. latina, Romae 1909, pp.9-14)
(Séc.XVII)
Sobre
o amor a Jesus Cristo
Toda santidade e perfeição consiste no amor a Jesus
Cristo, nosso Deus, nosso sumo bem e nosso redentor. É a caridade que une e
conserva todas as virtudes que tornam o homem perfeito.
Será que Deus não merece todo o nosso amor? Ele nos
amou desde toda a eternidade. “Lembra-te, ó homem, – assim nos fala – que fui
eu o primeiro a te amar. Tu ainda não estavas no mundo, o mundo nem mesmo existia,
e eu já te amava. Desde que sou Deus, eu te amo”.
Deus, sabendo que o homem se deixa cativar com os
benefícios, quis atraí-lo ao seu amor por meio de seus dons. Eis por que
disse: “Quero atrair os homens ao meu amor com os mesmos laços com
que eles se deixam prender, isto é, com os laços do amor”. Tais precisamente
têm sido todos os dons feitos por Deus ao homem. Deu-lhe uma alma dotada, à
sua imagem, de memória, inteligência e vontade; deu-lhe um corpo provido de sentidos;
para ele criou também o céu e a terra com toda a multidão de seres; por amor do homem criou
tudo isso, para que todas as criaturas servissem ao homem e o homem, em agradecimento por
tantos benefícios, o amasse.
Mas Deus não se contentou em dar-nos tão belas
criaturas. Para conquistar todo o nosso amor, foi ao ponto de dar-se a si mesmo
totalmente a nós. O Pai eterno chegou ao extremo de nos dar seu único
Filho. Vendo-nos a todos mortos pelo pecado e privados de sua graça, que fez
ele?
Movido pelo imenso, ou melhor – como diz o Apóstolo
– pelo seu demasiado amor, enviou seu amado Filho, para nos justificar
e nos restituir a vida que havíamos perdido pelo pecado.
Ao dar-nos o Filho, a quem não poupou para nos
poupar, deu-nos com ele todos os bens: a graça, a caridade e o paraíso. E
porque todos estes bens são certamente menores do que o Filho, Deus, que
não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos
daria tudo junto com ele? (Rm 8,32).
Nenhum comentário:
Postar um comentário